Evolução do Pensamento Administrativo na
Organização Militar
Enormemente
o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. A organização
linear, por exemplo, tem suas origens nos militares da Antiguidade e da Idade
Média. O princípio da unidade de comando, fundamental para função de direção, é
o núcleo central de todas as organizações militares. A escala hierarquia, ou
seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e
responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar
utilizado em outras organizações.
Na
época de Napoleão (1769 - 1821), o general francês ao chefiar seu exército,
tinha a responsabilidade de supervisionar a totalidade do campo de batalha.
Entretanto, as batalhas de maior alcance, chegando a ser de nível continental,
conduziram a um planejamento e controle centralizados em paralelos a operações
descentralizadas, ou seja, passou-se à centralização do comando e à
descentralização da execução, porém Napoleão ainda era responsável por todas as
decisões mais importantes, além do que Napoleão, era mestre em motivar seus
soldados.
Uma
outra contribuição da organização militar é o princípio de direção por meio do
qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e daquilo que
ele deve fazer. Mesmo Napoleão, o general mais autocrata da história militar,
aplicava este princípio, pois estava convencido de que a obediência cega jamais
leva a uma execução inteligente de alguma coisa.
No início do século XIX, Carl von
Clausewitz (1780 - 1831), general prussiano, escreveu um Tratado sobre a Guerra
e os Princípios de Guerra, sobre como administrar os exércitos em períodos de
guerra. Foi o grande inspirador de muitos teóricos da Administração que
posteriormente se basearam na organização e estratégias militares para
adaptá-las à organização de estratégias empresariais. Para Clausewitz, toda
organização requer um cuidadoso planejamento e rigorosa disciplina, sendo que
as decisões devem ser científicas, baseadas na probabilidade e não na
necessidade lógica e na intuição.administrador deve aceitar a incerteza de
maneira a aceitar e minimizar essaincerteza.
É
a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear.
A autoridade linear é a decorrência do principio da unidade de comando:
significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus
subordinados e que não a reparte com ninguém.
A
estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na
organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os
subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (que significa o
direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas)
e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbência de seguir ordens e
executar tarefas). Devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade
ocorre a cadeia escalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário