sexta-feira, 6 de abril de 2012

Evolução dos pensamentos administrativos‏


Evolução do Pensamento Administrativo na Organização Militar

Enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. A organização linear, por exemplo, tem suas origens nos militares da Antiguidade e da Idade Média. O princípio da unidade de comando, fundamental para função de direção, é o núcleo central de todas as organizações militares. A escala hierarquia, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações.
Na época de Napoleão (1769 - 1821), o general francês ao chefiar seu exército, tinha a responsabilidade de supervisionar a totalidade do campo de batalha. Entretanto, as batalhas de maior alcance, chegando a ser de nível continental, conduziram a um planejamento e controle centralizados em paralelos a operações descentralizadas, ou seja, passou-se à centralização do comando e à descentralização da execução, porém Napoleão ainda era responsável por todas as decisões mais importantes, além do que Napoleão, era mestre em motivar seus soldados.
Uma outra contribuição da organização militar é o princípio de direção por meio do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e daquilo que ele deve fazer. Mesmo Napoleão, o general mais autocrata da história militar, aplicava este princípio, pois estava convencido de que a obediência cega jamais leva a uma execução inteligente de alguma coisa.
No início do século XIX, Carl von Clausewitz (1780 - 1831), general prussiano, escreveu um Tratado sobre a Guerra e os Princípios de Guerra, sobre como administrar os exércitos em períodos de guerra. Foi o grande inspirador de muitos teóricos da Administração que posteriormente se basearam na organização e estratégias militares para adaptá-las à organização de estratégias empresariais. Para Clausewitz, toda organização requer um cuidadoso planejamento e rigorosa disciplina, sendo que as decisões devem ser científicas, baseadas na probabilidade e não na necessidade lógica e na intuição.administrador deve aceitar a incerteza de maneira a aceitar e minimizar essaincerteza.
É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é a decorrência do principio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.
A estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas). Devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade ocorre a cadeia escalar.

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