sexta-feira, 6 de abril de 2012

Evolução dos pensamentos administrativos‏


Sorocaba, 30 de março de 2012
Uniep  Sorocaba       1º Semestre        Curso  ADM        Turma D
Alunos:    *Silvana  D.         *Valmir  A.       * Wyara  M.
A evolução do pensamento administrativo
Os  Pensadores 
Os pensadores ou filósofos buscam constantemente a solução para os problemas que ocorreram em sua época, podendo ser externo ou até mesmo interno. Eles buscavam o que as organizações buscam constantemente até hoje: planejamento, organizações das tarefas, direção e controle, porem vemos que em um período tão desglobalizado  houve mais resultados positivos do que muitas empresas atualmente.
Vale à pena lembrar da influencias dos filósofos ou pensadores gregos tais como:
Platão (429 AC 347 AC): discípulo de Sócrates (470 AC 399 AC) e Aristóteles (384 AC  322 AC) discípulo de Platão ambos deixaram pensamentos administrativos para o século XX.
Platão preocupou-se com os problemas de natureza política e social relacionadas ao desenvolvimento do povo grego.
Aristóteles impulsionou o pensamento da filosofia no livro Política estudou a organização do Estado em 3 formas de administração: Monarquia, Aristocracia, e Democracia.
Sócrates seus estudos e pensamento eram sobre a essência da natureza e da alma Humana e o que considera a administração.  “A virtude adquire se com sabedoria”.
Há outros filósofos que contribuíram com a formação do pensamento administrativo:
Nicolau Maquiavel, Francis Bacon, René Decartes, Tomas Hobis, Karl Marx, Friedrichi Engils, Adam Smith, David Ricardo e John Stwart Mill.
Os pensadores Contemporâneos são:
Frederick Taylor, Henry Ford e Peter Drucker:
Frederick Taylor (1856-1915): Ele é considerado o pai da administração cientifica caracteriza-se pela ênfase nas tarefas objetivando o aumento Da eficiência ao nível operacional.
A sua filosofia era “O melhor tipo de administração atualmente em uso pode ser definido como um sistema em que os trabalhadores dão seus melhores esforços e recebem estímulo especial de seus patrões”.
Henry Ford (1863-1947): Fundador da Ford Motors primeiro empresário a aplicar a montagem de veículos em série de forma a produzir em massa.
A  filosofia: Ford foi o pioneiro do capitalismo do bem estar social concedido para melhorar as situações de seu trabalhadores especialmente para reduzir grande rotação de empregados e de outros departamentos da empresa.
Peter Drucker (1909-2005): foi um filosofo e economista de origem Austríaca considerado pai da administração moderna. A sua filosofia era a essência da administração e do ser humano, seu objetivo era tornar as pessoas capazes do desempenho em conjunto, tornar suas forças eficazes e suas fraquezas irrelevantes. Isso é a organização, a administração e o fator determinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário